5 dicas para praticar musculação com mais segurança

Qualquer pessoa que pratica musculação (ou pelo menos a maioria) sabe que a prática deve ser levada a sério e que alguns cuidados devem tomados. Para nós, pessoas com escoliose, essa cautela deve ser ainda maior afinal não queremos agravar nosso caso ou adquirir uma lesão. Por isso separei algumas dicas baseadas em pesquisas que fiz e na minha experiência de quase dois anos com a musculação. Seguindo essas 5 orientações você estará mais seguro e se sentirá mais confiante no esporte que exige dedicação e paciência:

  1. Não pule o período de adaptação: dedique o tempo que for necessário para adquirir consciência corporal e fortalecer seu corpo. A vontade de fazer exercício complexos vai surgir mas não subestime esse tempo de adaptação, que tem como objetivo promover aprendizado da execução correta dos exercícios e preparar seus músculos e articulações. Eu demorei um ano para me sentir preparada para elevar o nível de dificuldade e tudo bem, desde que você se sinta apto e seguro.
  2. Deixe o ego em casa: a carga é uma variável importante na musculação, no entanto existem outras tão ou quase tão importantes quanto. Antes de “aumentar o peso” certifique-se de que está executando os exercícios corretamente, seja pedindo ajuda de um instrutor, pesquisando sobre o exercício na internet ou até mesmo filmando a execução. Seja criterioso!
  3. Ouça os sinais do seu corpo: dor não é normal e sempre significa que algo está errado. Sentiu dores durante a execução de um exercício ou no pós treino? Pare imediatamente de fazê-lo. Tente identificar se o problema está na forma como você está fazendo e se necessário substitua o exercício por outro que não cause incômodo.
  4. Aprenda a trabalhar com substituições: existem recomendações médicas de alguns exercícios que devem ser evitados.Por isso, exercícios que tem carga axial (carga no sentido de compressão da coluna vertebral) devem ser substituídos dependendo do seu grau de escoliose.
  5. Treine todos os músculos: pessoas com escoliose naturalmente tem alguns desequilíbrios musculares, por isso é de extrema importância treinar o copo como um todo. Algumas pessoas não gostam de treinar membros superiores, por exemplo. Mas essa não é uma opção para nós, devemos treinar com afinco todos os músculos, principalmente costas, peito, ombros, abdômen e lombar.

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