O sapato ideal para fazer musculação

Sempre que posto um vídeo em que estou treinando descalça recebo perguntas de pessoas que ficam curiosas, afinal não é todo dia que vemos alguém levantando peso, de meias. Acontece que, muitas pessoas não sabem mas a escolha do calçado para fazer musculação é muito importante e exige alguns cuidados.

No primeiro vídeo acima estou utilizando um sapato Reebok, cujo modelo é popularmente conhecido como “tênis de corrida” e que diversas pessoas usam na academia. No entanto, esse tipo de sapato é específico para atividades aeróbicas e foi desenvolvido para absorver e dissipar as forças que ocorrem quando o pé faz contato com o solo, reduzindo o choque de impacto que eventualmente causaria lesão durante a execução.

Mas, durante o treino de musculação (levantamento de peso) o desempenho deve ser o oposto afinal precisamos preservar o joelho, a coluna e manter a postura correta, sempre buscando estabilidade. Sendo assim, calçados específicos para musculação possuem amortecimento rígido, pouco drop (diferença entre a altura em que seu pé apoia da base do calcanhar para a altura em que seu pé apoia a planta do pé dentro do tênis) e um bom suporte para fixar o meio do pé.

O que isso tudo tem haver com o meu pé descalço? Bom, enquanto não consigo investir em um bom sapato eu treino com os pés no chão. Encontro a estabilidade necessária e me preservo.

Entretanto, se você não quer ou não pode treinar de meias e está afim de investir em um bom sapato, deixo aqui a cópia de uma lista feita pela Squat University de bons calçados para treino:

Sapatos de halterofilismo/Sapatos de levantamento de peso

Estes são sapatos de halterofilismo ou levantamento de peso e como o próprio nome sugere eles são ideais para qualquer pessoa que se interesse pelo esporte pois além de proteger os pés das possíveis quedas de peso, fornecem uma superfície firme e estável. A maioria dos tênis de levantamento de peso tem um salto de aproximadamente 2,5cm. Apesar de não serem tão baratos eles são um ótimo investimento para qualquer atleta independente do nível de experiência. Ajudam a melhorar a técnica no agachamento, aumentam desempenho e reduzem o stress articular nocivo.

ADIDAS ADIPOWER WEIGHTLIFTING SHOES

Sapatos Flat

Um dos sapatos mais utilizados pelos atletas de powerlift é o “all star”. Um tênis anatomicamente muito adaptável a biomecânica natural dos pés, que possui um ótimo solado antiderrapante e plano, proporcionando estabilidade.

ALL STAR

Sapatos cross-trainer/Sapatos de crossfit

Com o crescimento do Crossfit surgiram os sapatos cross-trainer específicos para sala de musculação. Os mais populares desse segmento são os Nikes Metcons e Rebook Nano que tem como principal característica a versatilidade entre exercícios de corrida e levantamento de peso.

REBOOK NANO

NIKE METCONS

Sapatos “pés descalços"

Estes sapatos proporcionam treinos com a sensação de pés descalços. Algumas pesquisas demonstram que esse tipo de calçado está relacionado ao aumento de força e tamanho (hipertrofia) dos pés.

VIBRAM FIVE FINGERS

Escolha o que mais te agrada, pesquise, experimente e sempre leve em conta também se o sapato é confortável ou não. Mas, independente de qualquer coisa, aposente os sapatos de corrida nos dias de musculação e tenha melhores resultados e mais segurança. Bons treinos!



Referências:
http://dicasdemusculacao.org/conheca-tenis-ideais-para-praticar-musculacao/
https://squatuniversity.com/2016/05/06/are-you-wearing-the-right-shoes-for-squatting/

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