Os malefícios da cinta modeladora

A primeira coisa a entender é que apertar a cintura não ajuda a perder barriga e nem faz ela afinar, como se fosse massa de modelar. Se seu corpo funcionasse assim, a calça da gang teria substituído o agachamento há anos. Poderia-se alegar uma remodelação das costelas, tipo aquelas tribos africanas que usam compressões para modelar ossos da cabeça. Mas isso é conseguido porque a compressão é aplicada nos ossos em desenvolvimento, que se calcificavam e enrijeciam dentro do formato desejado. Depois que há calcificação, esse remodelamento não é tão simples e demoraria muitos anos de compressão contínua para ocorrer, se ocorresse. E o que reza a lenda é que muitas celebridades que aparecem nesses corpetes, do passado e de hoje, passaram por intervenções cirúrgicas, sem contar as lipos, Photoshop, oxandrolona... .

Entendam que, para ser perdida, a gordura precisa ser removida dos locais de armazenamento (lipólise) e depois queimada em tecidos ativos (oxidação). Quando se faz uma compressão, há restrição de fluxo sanguíneo e menos sangue circula pela região, com isso, menos gordura é quebrada, já que muitos agentes lipolíticos estão no sangue.

Além disso, a elevação da temperatura pode levar ao aumento da sudorese e perda de líquidos, causando modificações na osmolalidade que prejudicam a quebra de #gordura.

Além de não resolver seus problemas estéticos, há o risco de enfraquecimento dos músculos estabilizadores. A região da sua cintura possui um conjunto de músculos ("core") que têm a importante função de estabilizar sua postura. Quando há uma compressão externa, eles deixam de ser usados, tornando-se mais fracos e menos ativos. O resultado são alterações negativas na postura e maior sobrecarga na coluna, com aumenta da incidência de dores lombares.

Então, se você busca resultados estéticos sustentáveis e se preocupa com sua de saúde, não recomendo que use essa cinta como tem sido proposto por aí! Seu shape pode até ficar legal enquanto você a usa, mas depois que tirar....

Esse texto foi retirado de uma publicação do instagram @drpaulogentil

Você também pode gostar de

3 comentários